Diagnóstico veterinário e análises ambientais

Avicultura: setor será beneficiado com laboratório no Maranhão

por | jul 7, 2020 | Avisos | 0 Comentários

A crescente produção de grãos na região do MATOPIBA, que compreende parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem alavancado a produção de proteína animal, especialmente de aves e suínos, cuja alimentação é baseada principalmente em milho e soja. A criação confinada de aves com genética de alto rendimento de carcaça, em um curto ciclo de produção, torna os plantéis mais suscetíveis a agentes infecciosos que podem comprometer a saúde humana e servir de barreiras comerciais importantes.

Monitorar periodicamente a sanidade das aves, além de uma exigência dos programas sanitários oficiais, é uma forma de garantir o bem-estar, proteger o patrimônio das granjas e oferecer um produto de qualidade ao consumidor. Entretanto, para o setor de avicultura, é muito importante alcançar um status sanitário que permita a venda dos produtos para outros estados. Para que esse nível de excelência seja alcançado é necessário um monitoramento constante e periódico da saúde das aves nas diferentes fases da vida. Esse monitoramento é feito através da colheita e remessa de amostras para laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Atualmente, as granjas localizadas mais ao norte e nordeste do Brasil enfrentam uma dificuldade adicional para realizarem o monitoramento sanitário, porque a região não possui um laboratório credenciado. O mais próximo está em Recife-PE, o que eleva os custos de logística das amostras. O laboratório Cernitas, localizado em São Luís-MA, acaba de ser acreditado pela Coordenação de Acreditação do INMETRO para realizar diagnóstico de Salmoneloses e Micoplasmoses aviárias e agora está em avaliação pelo MAPA para ser um laboratório credenciado para esse serviço. O credenciamento é uma espécie de concessão do MAPA para que o diagnóstico seja conduzido dentro dos rigores técnicos exigidos pelo órgão, com validade nacional e internacional. O laboratório foi avaliado no início do ano por uma equipe de especialistas que, depois de atestar sua capacidade técnica e operacional, recebeu a acreditação. Agora, falta a última etapa que é a emissão do credenciamento pelo MAPA.

Um laboratório credenciado aqui em São Luís vai facilitar o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED) e dos estados vizinhos, pela agilidade na entrega das amostras nas melhores condições de análise, bem como a redução dos custos com logística, que são pagos pelas granjas. “Sozinho não se consegue nada. A iniciativa privada e o poder público devem caminhar lado a lado, somando esforços. É uma convergência em que todos ganham. Neste caso, os maiores beneficiados são, em primeiro lugar o consumidor, mas também o sistema de defesa sanitária e os produtores”, afirma Dr. Daniel Chaves, médico veterinário responsável técnico pelo laboratório Cernitas.

Além de Salmoneloses e Micoplasmoses, o laboratório está equipado para realizar outros exames que permitem o diagnóstico de doenças como Influenza Aviária e Newcastle com a tecnologia de PCR em tempo real, mesmo método adotado pelos laboratórios oficiais do MAPA e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Publicado por Cernitas
O Cernitas tem como um dos pilares de sua existência, o compromisso com a qualidade dos serviços que presta aos seus clientes. Para tanto, busca constantemente capacitar seus colaboradores para que suas atividades sejam norteadas por este, entre outros relevantes princípios.
Postagens relacionadas

Nova unidade Cernitas

Para sua comodidade nós inauguramos mais uma unidade Cernitas. A partir de agora você tem acesso aos nossos serviços na sede da Cohab e na nova unidade na Av....

ler mais

Semana do Médico Veterinário

Atualização no Diagnóstico e Monitoria do Tratamento da LVC Palestrante: Dr. Afonso Perez - Diretor do TECSA Laboratórios Segunda | 10/09 | 16h Auditório da...

ler mais
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.