A legislação brasileira estabelece os requisitos de qualidade da água para hemodiálise usada em hospitais e clínicas que realizam este procedimento. É indispensável atentar aos detalhes contidos em todas elas e contarem com laboratório de confiança para emissão de laudos que comprovem a adequação.
- A ANVISA aborda parâmetros para avaliar o grau de pureza, toxicidade, microbiologia e endotoxinas.
- A Portaria MS 2.914/2011 888/2021 estabelece os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Embora não seja especificamente voltada para água de hemodiálise, muitos dos parâmetros e requisitos nela estabelecidos são relevantes para garantir a qualidade da água utilizada nesse contexto.
- A Norma ABNT NBR ISO 13959:2015 estabelece os requisitos e métodos de ensaio para garantir a qualidade da água utilizada em sistemas de diálise, incluindo hemodiálise.
- A Norma ABNT NBR 15.286:2007 especifica os requisitos mínimos para a qualidade da água de hemodiálise, incluindo requisitos físicos, químicos e microbiológicos.
- Além dessas regulamentações específicas, é importante que os estabelecimentos que realizam hemodiálise sigam as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e implementem um sistema de controle de qualidade abrangente para garantir a conformidade com todas as normas aplicáveis e promover a segurança dos pacientes.
Deseja mais informações sobre os nossos serviços de análise de água? Entre em contato agora mesmo.