abr 22, 2021

Você sabe como a água que chega na sua casa é tratada?

As principais fontes de captação de água potável são os poços artesianos e semi-artesianos.

As principais fontes de captação de água potável são os poços artesianos e semi-artesianos, os quais devem ser perfurados por empresas especializadas. Antes de liberada ao consumo, a água desses poços deve ser analisada para verificação das suas características físico-químicas e microbiológicas, conforme exigência legal do Ministério da Saúde.

A legislação em vigor exige que o fornecedor responsável por fonte e transporte da água por meio de veículos, mantenha atualizados os dados da fonte (poço) e o registro das análises de controle de qualidade – microbiológica e físico-química; a água fornecida deve ter teor de cloro livre no mínimo de 0,5 mg/L e o veículo utilizado para o transporte deve conter em sua carroceria a seguinte inscrição: ÁGUA POTÁVEL. Esse processo de transporte de água potável através de carro pipa é chamado de “Soluções Alternativas de Abastecimento de Água”. As exigências supramencionadas devem ser observadas desde a fonte até o destino final, cuja entrega convém ser precedida da determinação do cloro residual livre pelo comprador.

A conduta recomendada é para conferir a desinfecção da água fornecida, que consiste no uso de um agente físico ou químico para destruir os microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através da veiculação hídrica.

Tendo em vista a dificuldade de obter-se imediata confirmação da qualidade bacteriológica, é de praxe avaliar-se o residual do desinfetante. O elemento universalmente utilizado é o cloro.

A qualidade da água deve ser sempre garantida por análises realizadas em laboratórios de referência, especialmente aqueles que tenham alguma acreditação por órgãos regulamentadores. O laboratório Cernitas possui acreditação junto à CGCRE do INMETRO para análises de água e efluentes.

Diagnóstico veterinário e análises ambientais

Publicado por Cernitas

O Cernitas tem como um dos pilares de sua existência, o compromisso com a qualidade dos serviços que presta aos seus clientes. Para tanto, busca constantemente capacitar seus colaboradores para que suas atividades sejam norteadas por este, entre outros relevantes princípios.

Outras publicações