Institucional

O Cernitas tem como um dos pilares de sua existência, o compromisso com a qualidade dos serviços que presta aos seus clientes. Para tanto, busca constantemente capacitar seus colaboradores para que suas atividades sejam norteadas por este, entre outros relevantes princípios.

Somos pioneiros na realização dos exames de Mormo e AIE em equídeos, sendo o primeiro laboratório do Brasil a ser credenciado pelo Ministério da Agricultura – MAPA para realizar exames de Mormo.

Nossos processos de trabalho seguem os requisitos da norma ISO IEC 17025, na qual somos acreditados pela CGCRE do INMETRO para Ensaios Biológicos e Ambientais. O escopo dos serviços acreditados inclui diagnóstico de Mormo, AIE, Brucelose, Salmonelose e Micoplasmose aviária, bem como análise de água e efluentes.

Temos uma forte atuação no segmento de análises ambientais, setor que está em constante crescimento, o que nos faz vislumbrar um futuro muito promissor para a qualidade de vida da população. A qualidade de nossas análises está comprovada também pela participação em ensaios de proficiência realizados por instituições com comprovada competência nacional e internacional.

MISSÃO

Realizar análises laboratoriais com qualidade técnica, agilidade e responsabilidade.

VISÃO

Ser uma empresa reconhecida pela credibilidade e eficiência dos resultados e por contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos animais.

VALORES

Compromisso, ética, respeito, honestidade e disciplina.

ACREDITADO

Somos ACREDITADOS pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/INMETRO) para a área de meio ambiente para ensaios químicos* e amostragem em água bruta, tratada, para consumo humano e residual e também na área de Saúde animal (Mormo, AIE, e Brucelose).

Determinação de Alcalinidade pelo Método Titulométrico; Determinação de Cloreto pelo Método Argentométrico; Determinação de Dureza pelo Método Titulométrico por EDTA; Determinação de Cálcio por Titulometria com EDTA;

Determinação de Magnésio pelo Método Matemático; Determinação de Sólidos Totais Dissolvidos por Secagem a 180ºC; Determinação de Oxigênio Dissolvido pelos Métodos Iodométrico e Modificação com Azida;

Determinação da Demanda Bioquímica de Oxigênio através do Ensaio em 05 dias; Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo Método do Refluxo Fechado por Colorimetria; Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo Método do Refluxo Fechado por Titulometria; Determinação de Óleos e Graxas pelo Método de Extração Soxhlet; Determinação da Cor pelo método da Comparação Visual;

Determinação da Turbidez pelo método Nefelométrico; Determinação de Condutividade pelo Método Eletrométrico; Determinação de pH pelo Método Eletrométrico.

CREDENCIAMENTO

O Laboratório CERNITAS é acreditado pelo Inmetro segundo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025 e credenciado pela Portaria nº 131, DE 11 DE JULHO DE 2014, do Ministério da Agricultura, para realizar análises oficiais para controle de AIE, MORMO e BRUCELOSE.

VEJA O ESCOPO DE CREDENCIAMENTO

DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DA QUALIDADE

“Assegurar a confiabilidade técnica de nossos resultados planejando nossas ações e desenvolvendo-as por meio de uma gestão participativa, buscando sempre o aperfeiçoamento e a satisfação de nossos clientes internos e externos”.

OBJETIVOS DA QUALIDADE

 Assegurar o pleno comprometimento da direção com as boas práticas profissionais e com a qualidade dos ensaios realizados;

 Garantir a execução de atividades baseadas na ética e com rigor técnico;

 Adequar as atividades e a infra-estrutura do laboratório às necessidades de seus usuários internos e externos, por meio de ações pró-ativas, em benefício da sociedade;

 Cumprir plenamente todos os requisitos aplicáveis da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005;

 Capacitar e aperfeiçoar seus recursos humanos, incentivando a sua participação e o trabalho em equipe, além de conscientizá-los sobre a importância que cada um exerce no cumprimento das normas impostas pelo sistema de gestão da qualidade;

 Manter o reconhecimento da competência técnica do laboratório frente aos órgãos externos.

Saiba mais sobre os principais marcos do laboratório

2000

O Centro de Diagnóstico Veterinário – CDV, hoje Cernitas, iniciou com o diagnóstico de enfermidades de pequenos animais, atendendo a demandas das clínicas veterinárias de São Luís/MA.

Conquistou seu primeiro credenciamento junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA para diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina. A partir desse momento sua abrangência foi ampliada para todo o Estado do Maranhão.

2004

O escopo de credenciamento foi ampliado, sendo o primeiro laboratório do Brasil credenciado pelo MAPA para o diagnóstico de Mormo.

2007

Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, baseado nos requisitos regulamentares da Norma ISO/IEC 17025 e nas Boas Práticas de Laboratório.

2009

Foi credenciado pelo MAPA para diagnóstico de Brucelose pelas técnicas AAT, TAL e 2-ME. Desta maneira, sua área de atuação aumentou para outros Estados da Federação, especialmente Ceará, Pará, Piauí, Amazonas e Tocantins.

2010

O CDV mudou de nome e marca e passou a se chamar CERNITAS, uma palavra que deriva de um termo italiano, que significa triagem, mistura, refino. Tudo a ver com as atividades desenvolvidas pela empresa desde a sua criação. A nova marca representa movimento de moléculas num universo desconhecido que precisa ser desvendado.

2011

Visando contribuir ainda mais com a promoção da saúde pública, ampliou seu portfólio de serviços, realizando também análises de água e alimentos.

2015

Foi ACREDITADO pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO segundo a NBR ISO/IEC 17025. O escopo de serviços acreditados inclui diagnóstico de AIE, Mormo e Brucelose, sob a identificação CRL 0793.

2016

ACREDITADO pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre/INMETRO) para a área de meio ambiente para ensaios químicos e amostragem em água bruta, tratada, para consumo humano e residual. Recebemos também a confirmação da manutenção da mesma na área de Saúde animal (Mormo, AIE e Brucelose).

2018

Implantação de dois novos serviços no diagnóstico veterinário: Microbiologia clínica e ELISA/RIFI, sendo esta última um marco no diagnóstico de enfermidades infecciosas, especialmente a Leishmaniose, que é endêmica em São Luís e diversas cidades da região.

Também neste ano, o escopo de acreditação foi ampliado para microbiologia de água e efluentes. Vide escopo completo em cernitas.com.br.

Entre em contato agora e solicite um orçamento