Mormo e AIE

Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE) são doenças que acometem os equídeos (cavalos, jumentos e os muares ou burros). Essas enfermidades estão incluídas no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dessa forma, a solicitação e a realização dos exames para diagnóstico dessas doenças seguem procedimentos que só podem ser desenvolvidos em conformidade com a legislação estabelecida.

De acordo com a Instrução Normativa (IN) 45, de julho de 2004, foi estabelecido que as amostras para a realização dos exame de AIE devem ser colhidas por médicos veterinários. As amostras só poderão ser recebidas e analisadas pelo labotarório credenciado ou oficial se estiverem acompanhadas por uma requisição preeenchida, assinada e carimbada pelo requisitante.

O diagnóstico de Mormo é regulamentado pela IN 24, de abril de 2004, e os requisitos para encaminhamento de amostras para o laboratório são semelhantes aos de AIE. A colheita do material é feita de forma exclusiva pelo médico veterinário devidamente habilitado e na Agência de Defesa Agropecuária do seu estado ou no Ministério da Agricultura. O laboratório recebe atualizações da relação de profissionais que podem enviar amostras e emite aos mesmos os formulários (resenhas) que são preenchidas em três vias e encaminhas juntamente com o material para análise.

O prazo para conclusão dos exames sorológicos é de 48 horas após o início das análises e a validade é de 60 dias.

Vale ressaltar que os equídeos que serão transportados de um município a outro ou para outros estados, que irão participar de algum tipo de aglomeração como feiras, exposições, vaquejadas e competições de outras naturezas devem apresentar uma Guia de Trânsito Animal (GTA). Para obter esta guia são necessários exames de AIE e Mormo com resultado negativo.

Em casos de exames apresentarem resultado Positivo, o laboratório tem que encaminhar imediata e exclusivamente ao órgão de defesa sanitária animal para as providências legais.


EXAME


AMOSTRA

A.I.E. – Anemia Infecciosa Eqüina Soro sanguíneo
Mormo Soro sanguíneo