Hematologia

Para este grupo de exames deve-se colher o sangue com anticoagulante. O EDTA é o anticoagulante de eleição para obtenção do Sangue Total. Após a coleta procede-se a homogeneização suave para evitar hemólise.

O Sangue Total é utilizado para Hemograma completo, Leucograma, Eritrograma, Contagem de Plaquetas, Contagem de Reticulócitos e Pesquisa de Hematozoários (Babesia, Anaplasma, Ehrlichia, Trypanosoma, Microfilárias, Haemobartonela) e outros.

Sempre que possível, recomenda-se à confecção do esfregaço sangüíneo. Este deve ser bem delgado e realizado imediatamente após a coleta do sangue. Um bom esfregaço é adquirido através da distenção de uma pequena gota de sangue numa lâmina, com o auxílio de outra lâmina em ângulo de aproximadamente 45° graus.

Mielograma

O exame da medula óssea é utilizado para avaliar e acompanhar as alterações hematopoiéticas, estágios de linfomas e leucemias; ainda para pesquisa de parasitas como a Leishmania sp.

Na coleta, após a escolha do local, é realizado uma assepsia criteriosa da área. Em seguida é realizada a punção medular. As vantagens do aspirado da medula óssea incluem a visualização de particularidades celulares do material obtido, além de fornecer resultados rápidos e a um custo relativamente baixo.

Locais indicados para coleta de sangue nos animais:

  • Caninos e felinos: veia jugular, cefálica ou safena;
  • Eqüídeos: veia jugular;
  • Ruminantes: veia jugular, mamária e coccígea média;
  • Suínos: veia jugular e auricular.


EXAME


AMOSTRA

CoagulogramaSangue total
Contagem de ReticulócitosSangue total
EritrogramaSangue total
EritropoetinaSoro ou plasma sanguíneo
FibrinogênioSangue total
Hemograma CompletoSangue total
LeucogramaSangue total
MielogramaAspirado de medula óssea