Imunologia
Os exames imunológicos ou sorológicos, tais como LEISHMANIOSE (ELISA), BRUCELOSE (2ME), MORMO, AIE, utilizam como princípio técnico as reações antígeno – anticorpo. São utilizados nestes exames principalmente o soro sanguíneo como amostra biológica.

Para obter amostras de boa qualidade, deve-se submeter o animal a um jejum de 6 a 8 horas para reduzir a lipemia e colher 3 a 10ml de sangue através de vacutainer (frasco de tampa vermelha) ou seringa. Caso o sangue seja colhido com seringa, deve-se retirar a agulha e colocar o material em frasco de vidro esterilizado e sem anticoagulante. Esperar ocorrer retração do coágulo e conservar sob refrigeração.

Se houver possibilidade, deve-se centrifugar o material, separar o soro para depois conservá-lo sob refrigeração.

A retração do coágulo (separação do soro das células sanguíneas) ocorre melhor com o material em temperatura ambiente ou em banho-maria a 37ºC. O sangue não deve ser congelado. Somente o soro pode ser colocado no freezer.

Outra informação importante é a utilização dos frascos adequados para coleta do sangue. Imediatamente após a obtenção, o sangue deve ser colocado em frasco de vidro. Porém o soro pode ser transportado em tubos tipo eppendorf ou outros frascos de polietileno.


EXAME


AMOSTRA

Leishmaniose (ELISA) Soro sanguíneo
Brucelose (2ME) Soro sanguíneo
Mormo Soro sanguíneo
AIE Soro sanguíneo